quinta-feira, 1 de maio de 2014

"Cristo, Herdeiro do Trono de Davi"

Davi foi o homem que consolidou o reino de Israel.Com sua espada, sua coragem e na dependência de deus, ele conseguiu derrotar todos os inimigos em derredor, conquistou a fortaleza de Sião, que passou a chamar-se "Cidade de Davi" e veio a ser a cidade de jerusalém, e impôs respeito e silêncio a todos os adversários do povo de Deus.Quando ele entregou o reino a Salomão, seu filho, todas as fronteiras de Israel estavam definidas e consolidadas.Salomão, com sua sabedoria, cuidou da diplomacia do reino e acalmou os ânimos dos vizinhos, buscou eliminar os ressentimentos, com uma política de boa-vizinhança, aparentando-se com todos os reis vizinhos, sem, contudo, descuidar-se da segurança do seu povo.No entanto, o reino ficou conhecido como "trono de Davi", por ser este o fundador da dinastia.

I. ALIANÇA E PROMESSAS DE DEUS A DAVI

1. Davi foi zeloso pela casa de Deus.O empenho de Davi demonstrou pela construção de uma casa para colocar a arca do Senhor, o interesse e o desprendimento que ele demonstrou pelos negócios do reino de Deus, foram a base dessa aliança.O Salmo 132 resistra o fato ; 2 Samuel 7:1-17).
2. Em  Cristo, o reino de Davi é confirmado.Deus trabalha com homens comprometidos com Ele e com sua causa.Deus prometeu a Davi:..."a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de mim; o teu trono será estabelecido para sempre"(2 Samuel 7:16).Jesus Cristo, sendo da descendência de Davi, segundo a carne, na qualidade de Rei eterno, perpetuou o trono de Davi, em cumprimento literal desta profecia de Natã.
3. O anjo Gabriel declarou a eternidade do trono de Jesus."Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim"(Lucas 1:32). A maioria dos evangélicos crê que haverá um milênio literal, e que nele terá cumprimento o aspecto político-social desta aliança.Assim como a manifestação do anticristo terá um aspecto físico e um espiritual.Será uma conjugação de forças humanas.Deus faz questão da parceira do homem no governo do novo mundo.Cristo é o Elo de ligação.

II. CRISTO VEM DE UMA LINHAGEM ABENÇOADA

1. A bênção de Noé sobre a descendência de Sem. Após o dilúvio.Noé proferiu uma bênção sobre as gerações de Sem, um dos seus três filhos, salvos com ele na arca (Gn 9:26).Sem, foi pai de Héber Gn. 10:21).É importante ressaltar que o nome Héber deu origem à palavra "hebreu", que significa  "o que atravessa, o que passa, o que sobe".Isto é "nômade".Abraão foi chamado "hebreu", pelo seu constante deslocamento de um lugar para outro.E Abraão era descendente de Héber.
2. Deus faz a seleção com o objetivo de cumprir seu plano.Deus seleciona um homem, da descendência de Abraão, para receber a bênção especial-Jacó, que se chamou Israel.Das doze tribos formadas pelos doze filhos de Israel.Deus escolhe um homem-Davi, dizendo:"Achei a  Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade"(At. 13:22).E da linguagem de Davi vem o Messias, que é o nosso Senhor Jesus Cristo.
3. Jesus foi chamado Filho de Davi.Quando exerceu o ministério terreno, Jesus foi muitas vezes reconhecido como Filho de Davi:  a) A mulher cananéia , que chamou a Jesus em favor de sua filha, que se encontrava horrivelmente endemoninhada, declarou:"Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim"(Mt 15:22); b) A multidão aclamou Jesus , na sua entrada triunfal em jerusalém, dizendo?"Hosana ao Filho de Davi, (Mt.21:9);c) Paulo escreveu estas palavras:..."foi por Deus outrora prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu  Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi" (Rm. 1:2,3). 

III. QUESTIONAMENTOS SOBRE O REINADO DE CRISTO

1. Vejamos algumas interrogações.A  afirmação de que Deus dará a Jesus o trono de Davi, seu pai, e de que Ele "reinará eternamente sobre a casa de Jacó", suscita muitas indagações: a) Quanto o tempo do seu cumprimento;agora, ou no futuro? b) Quanto ao lugar: neste mundo, na nova terra, ou no céu? c) Quanto ao significado: literal, ou figurado?A afirmação do anjo Gabriel não parece referir-se apenas a um reino virtual(potencial), mas algo concreto, real, já existente e definido.

2. Jesus  já está reinado.Sabemos que Jesus já está  reinando, pois Paulo nos afirma que ''convém que Ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés"(1 Co. 15:25).Verdadeiramente Jesus está reinando em nossos corações.Ele também interfere na história, define as eleições, governa o mundo.Mas daí a estar assentado no trono de Davi e reinado sobre a casa de Jacó, há uma grande diferença.

3.  Jesus está no seu trono no céu.Sabemos que Jesus está assentado no trono eterno, de glória, no céu (Ap. 3:21).Mas isto pode fazer surgir ainda outra pergunta:O trono de Davi são as mesmas ´coisas? Os reinos dos céus, de que tanto Jesus falou, seria o mesmo reino de Davi?A resposta é: não Isto seria, se a linguagem fosse figurada.(Mt. 16:27a)

4. Comparando as palavras de Gabriel e de Paulo.Existe  uma aparente contradição entre as palavras do anjo Gabriel (Lc. 1:33) com as de Paulo (1 Co. 15:25).Gabriel afirma  que o reino de Jesus será sem fim;Paulo fala de um reinado que cessará, quando acontecer a vitória  total de Cristo sobre todos os inimigos, sendo a morte o último inimigo a ser vencido (1 Co 15:26).

Conclusão

Este assunto é complexo, dedicado e exige um acurado estudo.Envolve a análise de muitas profecias cujas interpretações têm dividido opiniões ao longo dos séculos.Mas, se meditarmos neste assunto com temor e tremor, sob a direção sábia do Espirito Santo, sem dúvida obteremos bom conhecimento e muita edificação para a nossa vida cristã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário