A ORIGEM DOS SINTOMAS DA ESQUIZOFRENIA
Cientistas descobriram falha neurobiológicas ligada à expressão dos sintomas da esquizofrenia.Como foi feito o experimento.
NO CÉREBRO
Em pessoas saudáveis, a dopamina é liberada em quantidades similares pelo lobo frontal e temporal do cérebro.Nos esquizofrênicos, é menor no frontal e maior no temporal.Os sintomas do distúrbio são divididos em três categorias:
1.POSITIVOS
* Delírios paranoide (a pessoas acredita que estão conspirando contra ela)
* Alucinações
* Distúrbios de pensamento
* Movimentos sem estímulo e propósito ou comportamento catatônico
2. NEGATIVOS
* Frieza de emoções
* Pobreza de expressão
* Diminuição da capacidade de sentir prazer
* Associabilidade
3. COGNITIVOS
* Dificuldade de concentração
* Problemas para organizar e planificar informações
* Incapacidade de resolver problemas
A PESQUISA
Foram usados camundongos modificados geneticamente para ter esquizofrenia.As cobaias receberam antipsicóticos, medicamentos usados para o controle do distúrbio em humanos.
Como o esperado, os remédios agiram nos receptores de dopamina (neurotransmissor que, produzido em quantidade irregular, caracteriza a esquizofrenia).Os ratos não demonstraram a atividade nervosa esperada em pessoas com o distúrbio.
Os cientistas também identificaram um receptor específico, chamado dopamina D2, apontado como principal responsável pela expressão dos sintomas da doença.
A expectativa é de que a descoberta ajude no desenvolvimento de medicamentos capazes de amenizar todos os sintomas, já que os remédios disponíveis têm como foco apenas os positivos.
Fontes:Revista Science e manual Merck de informação Médica.