Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Jesus responde e disse-lhe:Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, viremos para ele e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras;ora. a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai.(João 14:21-24)
I.A Relação entre guardar e Amar
1.1. Aqueles que guardam a Palavra amam a Cristo
Jesus Cristo desejava que seus discípulos fossem felizes e realizados em sua vida e no cumprimento da missão que receberam de Deus.
Para tal, o mestre os ensinou a priorizar a Palavra de Deus.Se o fizerem, experimentariam não somente o amor de Deus.Essa é a essência do primeiro e do grande mandamento, amar a Deus plenamente (Dt. 6:5;Mt. 22:37)
jesus relaciona a guarda da Palavra de Deus, pela fé, ao ato de amá-lo;Aquele que tem os seus mandamentos e os guarda, este é o que me ama(Jo.15:21a).E também se alguém me ama, guardará a minha palavra.(Jo 14:22a)
1.2. Aqueles que guardam a Palavra são amados
É um engano associar o amor à reciprocidade:Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis?Não fazem os publicanos também o mesmo?(Mt. 5:46)
O amor é sempre uma dádiva.Por essa razão, Jesus não está ensinando que Deus ama de forma recíproca quando diz:Aquele que me ama será amado do meu Pai(Jo. 14:21b).
Nosso Senhor pretende realçar que o amor redentor de Deus realiza-se plenamente na vida de quem crê naquele que é o caminho, e a vda(Jo 14:6).Nesse sentido ser amado é o mesmo que ser salvo.
O amor de Deus se manifesta na vida dos que guardam a Palavra em todo o tempo, porque este é o compromisso que Jesus assumiu>E eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo. 14:6b).Além disso o compromisso do mestre é compartilhado com o Pi e com o Espírito Santo.E meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada.(Jo. 14:23b).
Jesus prometeu aos discípulos, nele, morar, pelo derramamento do Espírito Santo (Jo. 14:16-17)É o Espírito Santo quem traz vida (Sl. 51:10,11), poder (Jz 6:34), entendimento (Is. 11:2) e revelação divina, os quais levam a uma melhor compreensão da Palavra de Deus e de Seus caminhos perfeitos (Jl 2:28;Is 61:1-2).
Amar a Deus é muito mais do que uma afirmação ou um sentimento;é obediência, lealdade e culto a Ele acima de qualquer coisa.
Pense nisso!
Pra.Rosilene Lopes