Bem-aventurado o homem que não anda no Conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)
É descrito com frases afirmativas e negativas neste SALMOS sapiencial. A expressão bem-aventurado é usado no plural no texto hebraico, talvez para indicar plenitude da bênção recebida pela pessoa que obedece ao Senhor (v.1).Conhecer a vontade de Deus é a essência da sabedoria.O indivíduo que se deleita e medita constantemente na Palavra de Deus (v.2), experimenta felicidade e bênção. A meditação na Palavra não consiste, primeiramente, em conhecimento intelectual, mas numa constante sujeição à vontade de Deus.O indivíduo que se dedica constantemente a obedecer a Deus tem uma Vida estável e produtiva (v.3).
A árvore plantada junto a correntes de águas possibilita àquela planta um crescimento numérico. Certo que no tempo de dá frutos será uma poderosa colheita.Assim que funciona espiritualmente, a corrente de água simboliza a presença de nosso Deus em nós. Só Nele temos possibilidade de crescermos espiritualmente. Pois o Senhor conhece o caminho que estamos andando, pois Ele é onisciente,onipresente, e onipotente, conhece tudo de nós, não conseguiremos engana-lo.
Para sermos felizes de fato e sermos bem-aventurados temos de parar com aquelas velhas amizades do passados quando éramos ímpios. Abandonar os conselhos dos ímpios nem estarmos comungando na sua mesa.Mas que o prazer real sejam sempre está encerido e mergulhado na vontade de Deus.
Pense Nisso!
Pra.Rosilene Lopes Ribeiro