domingo, 27 de abril de 2014

A Rebeldia dos Filhos

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele".(Provérbios 22:6)


Os filhos são presentes de Deus e herança do Senhor.Todavia, nunca foi tão difícil educar uma criança.Por isso, precisamos buscar a orientação e a sabedoria divina para que nossos filhos sejam pessoas de bem, servos do Senhor, obedientes e cumpridores dos seus deveres.Veremos que os pais tornam-se rebeldes e fazem escolhas erradas.

I. A Disciplina Evita a Rebeldia
1. O que é disciplina?
Muitos pais confundem disciplina com castigo.Disciplinar é dar limites e estabelecer parâmetros, não castigar.É preciso mostrar à criança que ela não pode fazer o que bem, entende.O texto bíblico de Provérbios é um alerta para os pais:"Não retires a disciplina da criança"(Provérbios 23:13).Sim, a disciplina não pode ser retirada porque é imprescindível formação moral de nossos filhos.Quando uma criança não recebe limites,certamente tornar-se à um  adulto inseguro, ansioso e com dificuldades para obedecer.
2. O Porquê da disciplina.
Não são poucos os pais que têm medo de disciplinar,pois acreditam que os filhos ficarão ressentidos, até mesmo a odiá-los.Porém, a disciplina, quando administrada com sabedoria, faz com que a criança se sinta segura, aceita e amada.Não disciplinar é o mesmo que deixar de instruir, educar.(Provérbios 29:15;Hebreus 12:8).
3. Os Pais devem disciplinar.
Muitos pais estão "terceirizando" a educação de seus filhos, ou seja, passando uma responsabilidade, que é sua, para terceiros.Eles esperam, com isso, que os avôs, as babás, ou os professores da escola, disciplinem seus filhos e os eduquem.Esta   responsabilidade é sua .Os avôs, por terem mais experiencias, podem até ajudar com os seus conselhos, mas a responsabilidade final de educar é dos pais.Não seja negligente quando à educação de seus filhos(Efésios 6:4).

II. Filhos Rebeldes 
1. Filhos que não ouviram seus pais.
Na Palavra de Deus,encontramos alguns casos de filhos que desrespeitaram seus pais.Tais exemplos, ainda que negativos,foram registrados para que venhamos a aprender com eles.Vejamos alguns casos de filhos que não ouviram os conselhos de seus pais:
a)Caim.
Caim e Abel receberam o mesmo tipo de educação.Caim, porem, era tolo e mau; seu coração estava cheio de inveja, ciúme e ira (Gênesis 4:5).Deus o inquiriu dizendo:"Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?(Gênesis 4:7).Aprendemos com a triste história de Caim, que as rebeldias de um filho não significa que ele não tenha sido bem disciplinado ou corrigido.Às vezes os pais ensinam e corrigem seus filhos, estes todavia, optam por tomar atitudes erradas.
b)Hofni e Fineias.
Eli fora sacerdote e juiz.Ele julgou Israel durante quarenta anos e, ainda, preparou seu sucessor, Samuel.Contudo, não se saiu muito bem como pai; negligenciou a disciplina de seus filhos (I Samuel 2:27-30).A Bíblia declara que Hofni e Fineias eram filhos de Belial, ou seja, filhos inúteis (I Samuel 2:12).Eli sabia que os seus filhos não agiam corretamente, mas nada fez para corrigir-los de forma rigorosa (I Samuel 3:13).
Deus concedeu aos pais a nobre missão de educar os filhos, Educar é disciplinar. pois a disciplina conduz a criança ao caminho da obediência.Discipline seus filhos e eduque-os de acordo com os princípios que Deus estabeleceu em sua Palavra.Dessa forma, você verá as bênção divinas sobre  os seus filhos e netos e, como Josué, poderá dizer: "Eu minha casa serviremos ao Senhor."(Josué 24:15). 

No Mundo Tereis Aflições

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; venci o mundo."(João 16:33)


O crente em Jesus pode vir a sofrer?Se a resposta for não, então por que o sofrimento assalta-lhe a vida?
Conforme ensinou Jesus (João 16:33), são uma realidade inevitável até mesmo na vida do crente mais fiel.Mas da mesma forma como ele padeceu, porém triunfou, nós também poderemos vencer todas as batalhas.E, assim, crescemos integralmente na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mais quais as aflições do mundo Presente?
1.De Ordem Natural.A bíblia diz que a criação geme e está com dores de parto pelo que o ser humano tem-lhe feito(Romanos 8:22).Quantas calamidades por causa da degradação ambiental.São tragédias assombrosas que ceifam milhares de vidas.As poluição nos lagos, rios e mares, e as ocupações em áreas de riscos contribuem para a ocorrências de tragédias.Tais aflições também os crentes fiéis.
2.De Ordem Econômica.A crise econômica internacional empobrece países, nações e famílias.Em nosso país, milhões de pessoas sobrevivem com menos de um salário mínimo.A pobreza, a fome e a miséria continuam a flagelar vidas ao redor do mundo, inclusive as dos servos de Deus(Mateus 12:41-44).
3.De Ordem Física.Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, doenças como câncer, hepatite, hipertensão arterial, depressão e obesidade são consideradas as pragas do século XXI.Essa informação traze-nos algumas indagações:Será que o crente fiel não é vítima de câncer?Ou não desenvolve a depressão e não sofre de hipertensão arterial?Não precisamos de muito esforço para reconhecer que as enfermidades também atingem os salvos e são consequências da queda (Romanos 6:23).Mesmo cientes de que as doenças acometem igualmente os servos de Deus é impossível ignorar que há enfermidades de natureza espiritual e oriundas de práticas pecaminosas (Mateus 9:32-33; João 5:14-15).
Deus usa os espinhos e cardos que enfrentaram a Criação desde a queda para nos ensinar, castigar, santificar, e transformar, preparando-nos para aquele novo céu e nova terra.Isso é algo que eu bem entendo:as maiores bênçãos de minha vida emergiram do sofrimento, e tenho visto o mesmo processo repetido em incontáveis vidas.
Neste mundo, estamos sujeitos às aflições e sofrimentos de qualquer espécie.A vida cristã envolve períodos difíceis e trabalhosos.Que ao longo desta caminhada  o Todo Poderoso ilumine-lhe a mente e o coração para deleitar-se em sua eterna e maravilhosa graça.Amém!!!   

Esquizofrenia - Rogerio A. Panizzutti (ICB/UFRJ)

Esquizofrenia - Rogerio A. Panizzutti (ICB/UFRJ)

sábado, 26 de abril de 2014

Sem Censura-Esquizofrenia-Ana Beatriz Silva

Sem Censura-Esquizofrenia-Ana Beatriz Silva

Sem Censura-Esquizofrenia-Ana Beatriz Silva

Personalidade Borderline - Sem Censura - Ana Beatriz Silva - Corações De...

Equilíbrio Financeiro

"Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza;dá-me só  o pão que me é necessário."(Provérbios 30:8)
Na verdade, o sábio está pedindo a Deus que o livre da tentação da riqueza e da excessiva pobreza.Ele começa a oração pedindo que Deus o mantenha distante da falsidade e da mentira, características da hipocrisia religiosas.Esta ocorre quando a religião se torna um conjunto de rituais sem amor.
Jesus observou, no templo, como os ricos depositavam grandes quantias de dinheiro, e faziam questão de serem vistos, enquanto uma pobre viúva, humildemente, depositou tudo o que tinha para seu sustento.Por isso ele afirmou que dificilmente um rico entraria no reino do céu, porque quando se torna rico, o ser humano torna-se arrogante, e passa a amar  mais as suas riquezas do que a  Deus.Há muitas pessoas que, quando eram pobres, estavam sempre na casa de Deus.
Amar a Deus com sinceridade e, em enriquecendo, possamos colocar a nossa riqueza serviço de Deus e do próximo.Esse é o plano de Deus para os seus filhos.
A sinceridade de nosso coração pode ser testada enquanto somos pobres:"Quem é fiel no pouco, é fiel no muito".
Temos sido fiéis ao nosso Deus com o que temos?

Necessidade de Confissão



"O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará:mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."Provérbios 28:13
Frederico II, da  Russia, não era somente um estadista extraordinário. seu povo também o amava devido à sua popularidade.
Vestido como qualquer cidadão comum, um dia ele visitou uma prisão militar, onde perguntou a cada um o motivo do seu  castigo.Quase todos apresentaram a sua inocência , como também a injustiça que ali sofriam.No fim da visita, ele encontrou um homem triste.Indagou o motivo da sua tristeza, e ele confessou que, desde menino, fizera sofrer os seus pais.
Mais tarde, por não gostar de trabalhar, entrou pela vida do crime.Por fim chegou à penitenciária.Ao concluir afirmou:A minha vida está arruinada por minha culpa.Oxalá pudesse começar de novo.
Imediatamente Frederico II deu ordem para que o preso fosse solto, dizendo:-Deste, ainda podemos esperar alguma coisa.Os outros têm que ficar.
Aquele que tentar encobrir os justificar seu erro, continuará sob a condenação, mas  aquele que confessar o seu pecado, arrependido,encontrará um rei justo e bom que estenderá sobre ele a sua misericórdia.

Casamento Feliz

    "Casa e riqueza são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor"(Provérbios 19:14)
    Se os pais pudessem, baseados na sua experiência, escolheriam a esposa para seu filho ou o marido  para sua filha.
    Mesmo assim poderiam errar na escolha, porque, como diz a Escritura, "enganoso é o coração "Felizmente, na nossa cultura, os filhos têm o direito de escolher com quem se casar.Mas, infelizmente, os nossos  jovens sofrem porque não sabem estabelecer critérios de escolha.Querem saber primeiro se ele é bonita, depois da beleza avaliam o grau de inteligência e a cultura, o nível  sócio econômico e, por último, a família.
Entretanto,segundo o texto em destaque, a qualidade mais importante numa mulher é a prudência .Mulheres bonitas e inteligentes existem muitas, mas as mulheres prudentes são uma joia rara.Podemos dizer o mesmo  em relação aos homens.
A Palavra de Deus nos aconselha:"Deleita-te no Senhor e ele concederá o que deseja o teu coração".(Salmos 37:4).A Mulher prudente vem do Senhor; o jovem cristão deve pedi-la a Deus; confiar nele e ele o atenderá, pois segundo (Provérbios 18:22), quem acha uma mulher, acha uma boa e alcançou a benevolência do Senhor.

O Valor do Nome


"Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e o ouro."(Provérbios 22:1)
Vivemos em uma sociedade onde o "ter" prevalece sobre o "ser".Assim é que pessoas desleais, desonestas, que não cumprem seus deveres, não pagam impostos, não pagam os seus credores, são honradas e ocupam cargos importantes até na política.Isto sucede porque essas pessoas têm muito dinheiro e propriedades; não importa como as alcançaram.Entretanto, segundo o apóstolo Paulo, em 2 Timóteo 3:13, ...."os homens maus e enganadoras irão de mal a pior, enganando e sendo enganados", tornam-se escravos da própria cobiça; não têm paz com sigo mesmo, nem com Deus e nem com o próximo.
Mas não vivemos segundo os padrões deste mundo, o nosso padrão de conduta está na Palavra de Deus, onde o ser prevalece sobre o ter.A melhor escolha que fazemos é a de um nome honrado, cumprindo nossos deveres, pagando nossos compromissos em dia e pagando os nossos impostos ao Estado; se adquirimos riquezas, estas devem ser fruto de trabalho honesto.Aqueles que o cercam e a bênção de Deus.

Jo Soares entrevista Dra Ana Beatriz Silva - Mentes Perigosas

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato: Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos s...

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato: Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos s...

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato: Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos s...

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato

Bíblia Ensina: Parábola do Rico Insensato: Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos s...